OS trabalhos de marketing digital estão em alta no momento, e não se espera que essa tendência desapareça tão cedo. Parte da razão disso é que empresas de todas as formas e tamanhos procuram pessoas com várias habilidades de marketing digital.

Leia para obter uma visão geral sobre o que é necessário para seguir uma carreira em marketing digital hoje.

A lacuna de emprego nas carreiras de marketing digital

As habilidades de marketing digital são tão procuradas no momento que muitas pessoas no setor afirmam que há uma lacuna de habilidades - em outras palavras, há muitos empregos disponíveis, mas não há pessoas prontamente qualificadas para preenchê-las.

De acordo com este relatório de pesquisa da Burning Glass :



  • Pequenas e grandes empresas de mídia digital listam a mídia social como uma habilidade necessária
  • 40% das vagas de marketing agora exigem habilidades digitais
  • Há duas vezes mais ofertas de emprego com foco digital do que há cinco anos
  • O marketing digital representará 35% dos gastos com marketing até 2019
  • Em 2016, houve 174.141 vagas de emprego focadas em marketing digital
  • Os trabalhos de marketing digital oferecem, em média, US $ 7000 a mais por ano do que outros tipos de trabalhos de marketing
  • Os trabalhos de marketing digital, em média, levam 16% mais tempo para serem preenchidos do que as posições regulares de marketing.

Outra coisa interessante que os especialistas em marketing digital devem observar é que, de acordo com o mesmo relatório da Burning Glass, as empresas “unicórnio” (startups digitais de alto valor como Pinterest e Snapchat) estão procurando funcionários com pontos fortes em áreas como análise digital e publicidade, como bem como marketing de conteúdo. As empresas da Fortune 100, por outro lado, tendem a procurar pessoas com conhecimentos mais tradicionais de marketing e negócios, além de habilidades de marketing móvel.

Por que escolher uma carreira em marketing digital?
Por que escolher uma carreira em marketing digital?

No que diz respeito à educação formal, a maioria dos programas de negócios e marketing da universidade simplesmente não é atualizada quando se trata de ensinar as habilidades técnicas que as pessoas precisam ao seguir uma carreira em marketing digital. Por esse motivo, é importante garantir que você encontre outras maneiras de aprender, como cursos on-line respeitáveis ​​e cursos com ritmo próprio.

Flexibilidade

Esses tipos de trabalhos também são flexíveis, não apenas naquilo em que você pode se especializar, mas também em termos de localização. Mais e mais empresas têm a opção de trabalhar remotamente, e muitas empresas nem sequer têm um escritório dedicado à equipe. E se você escolher a rota de freelancer, poderá trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Ganhos altos

Profissionais de marketing digital podem esperar ganhar um salário acima da média. Embora o valor exato dependa de sua especialidade e experiência, o simples fato de haver muitos empregos disponíveis significa que você, como funcionário ou freelancer, tem a oportunidade de definir um valor para si mesmo.

Segundo a Glassdoor , os gerentes de marketing digital nos EUA podem esperar ganhar algo entre US $ 86.930. Embora esse não seja exatamente um salário inicial, mostra o potencial de ganhos dessa carreira em geral.

Criativo

Qualquer pessoa com experiência em produção de vídeo ou gráficos pode, sem dúvida, encontrar um lugar no mundo do marketing digital. Do desenvolvimento da Web à produção de vídeo e até à ilustração, sempre há espaço para conteúdo criativo e inovador, geralmente tratado por profissionais da arte. Seu diploma de artes plásticas não precisa ser desperdiçado desde que você o complete com algum treinamento em produção, novas mídias ou design da web.

Habilidades que você precisa conhecer para se tornar um profissional de marketing digital
Agora, vamos abordar algumas áreas importantes que você pode esperar conhecer (e aprender continuamente) sobre quando ingressar em um emprego ou carreira como profissional de marketing digital.

PPC

Os especialistas em PPC (pay-per-click) são versados ​​em publicidade e sua especialidade é obter tráfego fluindo para um site. Um especialista nessa tática gerenciaria campanhas de anúncios PPC. Eles são responsáveis ​​por estabelecer e executar essas campanhas para sua própria empresa e vários clientes. Eles devem entender o básico sobre SEO e palavras-chave para otimização.

Normalmente, essas pessoas devem ter uma compreensão clara das tendências de marketing, ser capazes de triturar números e trabalhar sob estresse.

Criação e Marketing de Conteúdo

Como o marketing de conteúdo é essencial para praticamente todos os aspectos das campanhas de marketing digital, os especialistas nessa área estão sempre em demanda. E os especialistas em marketing de conteúdo fazem mais do que apenas escrever postagens de blog ou postar nas mídias sociais. Este cargo é bastante geral, portanto, suas habilidades devem ser igualmente variadas. Você deve ter uma especialidade mais um conhecimento de nível intermediário de estratégias de marketing multimídia, se seu objetivo é se tornar um gerente de marketing de conteúdo.

Os profissionais de marketing de conteúdo digital devem entender como usar vários tipos de mídia para engajamento e conversão. Texto, vídeo, imagens e até áudio estão todos em demanda. Um profissional de marketing de conteúdo deve garantir que esteja oferecendo conteúdo de qualidade na marca e ser capaz de mostrar que é eficaz no contexto das metas de marketing e negócios de uma empresa.

Os especialistas em conteúdo podem ser responsáveis ​​por uma série de atividades, incluindo:


  • Atuar como editor de conteúdo, onde eles selecionam o conteúdo existente e coordenam os escritores
  • Seja responsável por campanhas de marketing por e-mail
  • Desenvolver e implementar um calendário e uma estratégia de conteúdo
  • Use o Photoshop ou software de edição de vídeo para editar e publicar conteúdo visual
  • Escreva e publique blogs, conteúdos sociais e da web relevantes

Especialistas em redes sociais

Como observado acima, muitos trabalhos de marketing digital exigem um conhecimento decente (se não aprofundado) das mídias sociais, bem como como entender e interpretar análises relacionadas.

Estratégia e Planejamento de Negócios

As pessoas com experiência em negócios, aptidão para negócios, habilidades de liderança e uma compreensão decente das habilidades listadas acima podem querer considerar assumir um papel de liderança em uma área especializada (por exemplo, gerente de marketing de conteúdo) ou como gerente de marketing digital.

Google Analytics



Existe um requisito cada vez maior para pessoas talentosas que entendem não apenas como acessar big data, mas também como analisá-lo e relatá-lo. E com os avanços na tecnologia de IA que nos permitem acessar e sintetizar grandes quantidades de dados (por exemplo, com a Internet das Coisas), precisamos dessas pessoas mais do que nunca.

Pessoas versadas em análise sempre serão requisitadas e altamente remuneradas na esfera do marketing digital, em parte porque os programas de marketing da universidade não estão necessariamente integrando habilidades tecnológicas ou matemáticas em seus programas. Muitos profissionais de marketing têm uma formação profissional ou de negócios, o que também é essencial em algumas funções, mas os analistas recebem muito dinheiro porque essas habilidades vêm de uma educação mais avançada.

Os profissionais de marketing digital usam análises para:

Avaliar processos de vendas
Listas de destino para email marketing
Avalie nova tecnologia
Gere relatórios comerciais sobre campanhas digitais
Entenda as tendências em marketing digital
Mesmo se você não é particularmente adepto de matemática ou estatística, ainda vale a pena notar que mesmo algum treinamento em tipos específicos de software e algum conhecimento de como "triturar" números é benéfico em todos os aspectos.

SEO

Os especialistas em SEO entendem muito bem como o tráfego chega ao seu site e como os mecanismos de pesquisa encontram e classificam os sites. As pessoas que são boas nisso geralmente têm formação em matemática, estatística e uma formação bastante técnica, como desenvolvimento da Web e UX ou UI. Geralmente, eles também conhecem bem as ferramentas de análise.

Se você é um pouco mais orientado tecnicamente e parece que isso pode ser o seu caso, você precisa conhecer os dados, mas não apenas o final dos números. Você precisará entender como os números se relacionam com aspectos qualitativos de uma empresa, seus objetivos e sua estratégia de marketing.

Embora não seja tarefa de um especialista em SEO aplicar essas coisas necessariamente, eles devem ser capazes de comunicar o que os números significam para as outras pessoas em sua equipe que não são especialistas. Portanto, ter um bom entendimento de como traduzir e relatar dados de uma maneira que seja compreensível é fundamental para ser um especialista em SEO de alto nível.

Dito isto, qualquer pessoa que se envolva em marketing digital deve ter pelo menos um entendimento básico de como o SEO funciona, pois esse será um dos principais tópicos da conversa.

Habilidades de Comunicação e Liderança

Soft skills ou pessoas também são muito procuradas para a maioria das posições na esfera do marketing digital. Esses são atributos pessoais que ajudam você a se comunicar, liderar e executar várias tarefas.

Embora seja verdade que as pessoas do lado técnico têm mais probabilidade de ficar no computador o dia todo, elas ainda precisam comunicar os números da empresa. E as pessoas que desejam assumir funções de gerenciamento devem sempre aperfeiçoar e refinar sua experiência em construção de equipes e liderança.

O marketing digital é uma carreira versátil e gratificante
O marketing digital é uma carreira versátil e gratificante

Qualquer pessoa que pense em entrar no marketing digital deve ser seletiva sobre o caminho a seguir, encontrar uma especialidade que lhes convenha e conhecer muito bem essa área para ser competitiva no nicho de trabalho. Depois de ter as habilidades, você poderá trabalhar praticamente em qualquer lugar e virtualmente da maneira que quiser.

Do freelancer às agências e aos profissionais internos, as empresas sempre procuram pessoas especializadas em marketing digital, da criação de conteúdo ao email marketing e análise. E quando você seguir uma carreira de marketing digital, provavelmente trabalhará com muitos departamentos e até com indústrias, se trabalhar para uma agência. Uma vez que você esteja em uma determinada empresa ou agência, poderá encontrar-se subindo a escada - e a escala de ganhos - surpreendentemente rapidamente.

SABER MAIS SOBRE ESTE CURSO: Inscreva-se

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem