Com 64% dos consumidores preferindo comprar on-line , o setor de comércio eletrônico ficou saturado com os vendedores. Portanto, é importante impressionar os clientes em potencial que notam sua marca on-line. Para se destacar dos concorrentes e aumentar o impacto no cliente, recomendamos vendas sociais.

Assim como as campanhas tradicionais giravam em torno de fazer com que o cliente se sentisse especial, o novo paradigma levou o “colocar os clientes em primeiro lugar” a novos níveis - graças à capacidade de envolvê-los pessoalmente por meio de plataformas sociais digitais.

Neste artigo, examinaremos mais de perto o que é a venda social , como ela funciona e as estratégias que você pode usar para se beneficiar de seus poderosos efeitos.

O que é venda social?
A venda social é uma estratégia de vendas que envolve a construção de relacionamentos com os clientes. Os vendedores sociais usam uma infinidade de ferramentas , incluindo plataformas de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram para interagir com os consumidores. A chave para uma campanha bem-sucedida da SS é o engajamento.

No passado, as vendas eram estruturadas em torno de conversão e receita, mas recentemente as marés mudaram. Os profissionais de vendas que usam plataformas sociais vêem 45% mais oportunidades de venda e 51% mais sucesso em atingir cotas mensais.

O uso de um estilo de vendas sociais tem vantagens sobre as estratégias de marketing tradicionais.

Aqui estão cinco benefícios que você pode obter com a venda social:


Mais leads e mais vendas: parece um benefício óbvio, mas a venda social se mostrou muito útil na geração de mais vendas. De fato, os profissionais que usam ferramentas sociais vendem mais do que vendedores não sociais em 78%.
Maior retenção de clientes: a lealdade à marca vem da familiaridade, e nada promove a familiaridade como o envolvimento do cliente. Interagir regularmente com os consumidores é uma excelente atividade de construção de confiança.
Melhor reconhecimento da marca: o primeiro estágio de qualquer funil de vendas é o reconhecimento, e nada promove o reconhecimento da marca, como a interação. Quanto mais os clientes gostarem, compartilharem e comentarem em suas postagens nas redes sociais, mais visível você ficará nessa plataforma. Além dos algoritmos e classificações sociais, essa é realmente apenas uma versão digital do bom e velho marketing "boca a boca".
Humanizando sua marca: colocar um rosto em um nome sempre o torna mais memorável. É verdade para as pessoas, então por que não marcas? O engajamento do cliente humaniza você e seus produtos. Isso o torna mais agradável e relacionável com os consumidores.
Gerenciamento de reputação interno: antes de fazer uma compra, aproximadamente 95% de todos os compradores de internet leem as opiniões dos clientes . Se você estiver usando uma estratégia de venda social que incorpore o envolvimento do cliente, já terá muitos usuários da vida real.
Os potenciais clientes coletam o que desejam saber dos comentários dos clientes e das postagens compartilhadas. Isso promove e mantém a reputação da sua marca sem a necessidade de representação de terceiros.


1) Mostre quem você é: de todas as maneiras de alcançar os consumidores, o vídeo é o mais eficaz. Os feeds de vídeo ao vivo oferecem aos clientes a chance de se sentirem importantes, ouvir e ver você e interagir em tempo real. Algumas plataformas ao vivo, como o Facebook Live Video, permitem ver quem está conectado e por quanto tempo. Os espectadores podem curtir, compartilhar e comentar seu vídeo, e você pode responder diretamente a eles em tempo real.

Os vídeos são úteis porque tornam a experiência digital mais humana. É o mais próximo que muitos compradores online chegam de uma loja de comércio eletrônico e de serem recebidos por um agente de recepção.

2) Aprenda à medida que avança: Um grande erro que muitos profissionais de marketing cometem é se preocupar demais com a inexperiência e atrasar o processo. Essa é uma área de vendas em que cometer erros pode fortalecer uma campanha. Errar é humano, e as empresas que parecem mais humanas atraem o consumidor moderno.

Apenas certifique-se de lidar com erros com graça. A venda em redes sociais tem tudo a ver com o cliente; portanto, se você deixar de lado, seja transparente e público em suas desculpas. Você pode se surpreender com a rapidez com que clientes fiéis chegarão em sua defesa e auxílio.

3) Os vendedores sociais são mais fortes nas equipes: assim como existem muitos componentes em uma nova campanha de marketing, a venda social envolve uma variedade de partes móveis. Ajuda ter mais de um indivíduo gerenciando os diversos canais e plataformas.

Amplie seu alcance recrutando influenciadores do setor que já possuem seguidores e possam ajudar a aumentar o seu.

4) Conheça o seu objetivo: a socialização é melhor alcançada com o público certo. Os relatórios de pesquisa e métricas mostrarão quem está mais interessado em sua marca e com quem você deve procurar se conectar através do social. Obviamente, você deve interagir com qualquer potencial cliente ou cliente potencial que se envolve, mas principalmente com os da sua demografia.

5) Credibilidade de construção:

Credibilidade de construção

Os compradores querem uma marca em que possam confiar. Eles querem fazer perguntas e obter respostas. Eles querem uma autoridade nesse setor. Provar-se como uma autoridade é tão fácil quanto melhorar a credibilidade. Isso significa construir relacionamentos para aumentar a confiança.

Tornar-se social on-line por e-mail, comentários em blogs e mídias sociais facilita a construção dessa credibilidade. Mostre aos seguidores que você é a autoridade em seu setor e mais pessoas escolherão seu produto ou serviço.

6) Torne-se visível: não deixe sua marca se misturar ao fundo. Crie postagens visualmente impactantes para garantir a conexão visual conforme os consumidores passam. Tudo, desde a foto usada até o tamanho de um título, afeta a relevância visual. Por exemplo, os títulos mais visíveis do Facebook têm apenas quatro palavras.

Manter seus títulos curtos e agradáveis, mas descritivos e relevantes, é complicado, mas factível. Não se apresse em desenvolver um plano de estilo vencedor e se diferencie de outros vendedores sociais.

7) Coloque sua melhor face para frente: a venda social é um pouco como o setor imobiliário - exige algumas bobagens e um ótimo tiro na cabeça. A mídia social é direcionada para a imagem, e sua foto do perfil diz muito sobre quem você é e o que você representa. Escolha uma foto clara e de alta definição, relacionada à sua marca.

A maneira como seu perfil lê para os consumidores pode ser a diferença entre uma visualização e uma compra. Trinta e três por cento dos compradores de internet alcançam as mídias sociais antes de fazer uma ligação telefônica para uma empresa local.

8) Leia de volta: O melhor de comentar em uma plataforma social é a capacidade de lê-lo novamente quando quiser. A análise posterior desses comentários fornece informações sobre o que os clientes estão gostando e o que você deve mudar.

Há também um software de CRM projetado para reunir e relatar comentários que incluem menções à sua marca ou palavra-chave. Isso é útil para o desenvolvimento de campanhas futuras.

9) Rede continuamente: a venda social não se refere apenas a postagens de mídia social; trata-se de interagir quando e onde puder. Isso inclui blogs, pesquisas, comentários nas mídias sociais, mensagens em feeds de vídeo ao vivo e muito mais. Quanto mais você se concentrar em criar relacionamentos com seus leads, maior a probabilidade de eles se converterem em clientes.

Mesmo que cada comentário e compartilhamento não receba uma resposta, ele coloca mais uma menção à sua marca na atmosfera. Quanto mais seu produto ou serviço for vinculado, marcado ou mencionado, mais visível ele ficará para os outros online.

Lembre-se, o Google e outros mecanismos de pesquisa adoram novos conteúdos. Quanto mais sua marca é discutida, mais atual fica a sua presença on-line.

10) Aproveite o treinamento alinhado à indústria: a dica final e mais importante para a venda social é que você não está sozinho. Existem profissionais do setor com anos de experiência em vendas sociais esperando para ajudar.



SABER MAIS SOBRE ESTE CURSO: Inscreva-se
أحدث أقدم