Novembro Azul: Prefeitura realiza ação em Mandacaru


A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Subprefeitura Distrital de Mandacaru, realizou nesta quinta-feira (08), mais uma ação voltada para a saúde masculina no Posto de Saúde da Família – (PSF) de Mandacaru. Desta vez, a ação fez referência ao “Novembro Azul”, campanha nacional em prol da prevenção do câncer de próstata.
Além dos cuidados com a prevenção do câncer de próstata, os atendimentos médicos contaram também com aferição de pressão; teste de HGT; vacinação; testes rápidos de HIV e Síflis; agendamento de exames laboratoriais, além de cortes de cabelo que foram ofertados na comunidade.
Dr. Hever Stany Rojas, médico que trabalha na unidade há 4 anos, fala da importância da prevenção do câncer de próstata.
“Muitos homem não querem realizar o exame de próstata e isso é ruim, porque este câncer  é silencioso, os sintomas aparecem quando o quadro já está avançado. Esse tabu tem que terminar, pois a cada 10 homens, apenas 4 fazem o exame, mesmo eles sabendo que a taxa de morte por câncer de próstata é muito alta no Brasil”, esclareceu o médico.
A movimentação também contou com palestras e orientações sobre a saúde do homem. Dentre a equipe de profissionais presentes, além de médicos, havia uma nutricionista, uma psicóloga, um educador físico, além de profissionais de assistência social.
O Subprefeito de Mandacaru, José Eudes da Silva, conta como essa ação é importante para o distrito.
“A Saúde tem sido prioridade nesta gestão! Fico feliz ao escutar das pessoas: ‘quem nunca ouviu falar que em um posto de saúde em Mandacaru tivesse nutricionista, psicólogo, educador físico, fisioterapeuta, assistente social? Hoje tem!’ Todos sabem como estava a unidade de saúde em um passado não tão distante. Saúde é prioridade!”, falou.
Severino Alves da Silva, morador do distrito, fala da importância de estar cuidando da saúde.
“Sempre venho ao médico para cuidar da minha saúde. Tem gente que só procura quando está doente. Eu não. E essa ação promovida pelo município é muito boa, pois além dos atendimentos médicos, tem palestras e vários exames. Fico feliz em ter isso aqui disponível para nós!”, disse.
Sr. José Paulino da Paes, 70 anos, conta que é a primeira vez que vai fazer exame de próstata.
“Nunca fiz. só vim mesmo porque minha esposa insistiu muito. Já que estou aqui, vou aproveitar para fazer os outros exames que estão disponíveis também”, contou.
Segundo Juliana Souza, enfermeira responsável pelo posto, cerca 45 homens foram atendidos na ação de hoje e desde do início do mês de novembro, aproximadamente 150 homens já procuraram atendimentos no PFS do distrito.
Axact

Tiago Coelho

Olá, Sou Criador do site rede anuncio, uma revista online de notícias de Pernambuco.

Post A Comment: