1º Encontro de Controladores Municipais é realizado em Gravatá


A cidade Gravatá, além de ser uma das 16 participantes do Projeto Gestão Cidadã, também teve a oportunidade de receber um importante evento promovido pela Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), com apoio financeiro da União Européia.
Durante esta quarta-feira (21), foi realizado o 1º Encontro Regional de Controladores, das 8h às 17h, no Hotel Canarius. A reunião, que recebeu 71 municípios da região Agreste de Pernambuco, objetivou reunir gestores, controladores e servidores públicos para um seminário de sensibilização em relação à transparência pública e participação social na elaboração de políticas públicas, além de explanar a importância do controle interno na eficácia das gestões municipais.
A programação contou com palestras, mesas-redondas, discussões e socialização dentro das temáticas propostas. O Prefeito de Gravatá, Joaquim Neto, compôs a mesa de abertura e foi o responsável pelas boas vindas aos presentes.
“O grande foco deste evento é a transparência dentro da gestão municipal. No cenário atual, uma das maiores obras do gestor público é a de ser transparente com o dinheiro do povo. Aqui nós temos o compromisso de dizer onde é aplicado cada centavo”, frisa.
Também compuseram a mesa o Secretário Executivo da Controladoria Geral de Pernambuco, Caio Mulatinho, o Auditor da Controladoria Geral da União, Abelardo Lessa, o Presidente da Amupe e Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, o Prefeito de Sairé, Fernando Pergentino, o Prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, Prefeita de Pesqueira, Maria José Tenório e o Prefeito de Manari, Gilvan Albuquerque.
O controlador geral do município, Severino Ursulino, destacou a importância da transparência no desempenho da gestão pública.
“Este encontro é muito enriquecedor. Ele cumpre com o propósito de trazer a sociedade para dentro da gestão. Possuímos canais que estimulam a participação social, a exemplo da Ouvidoria, que atende as demandas da população e busca a propagação de um governo participativo”, pontuou.
O Presidente da Amupe, José Patriota, fez um balanço do encontro.
“Pela primeira vez na história conseguimos reunir os controladores municipais para capacitar e trocar experiências, bem como se aproximar da Controladoria Geral da União (CGU). Esse encontro é fundamental e estratégico, pois a Controladoria tem o papel muito importante de orientar o prefeito no gerenciamento dentro da legalidade”, diz.
Axact

Tiago Coelho

Olá, Sou Criador do site rede anuncio, uma revista online de notícias de Pernambuco.

Post A Comment: