CCFV da Prefeitura de Caruaru se apresenta no Festic


CCFV da Prefeitura de Caruaru se apresenta no Festic


O espetáculo “O Mundo dos Saltimbancos”, do grupo de teatro do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Fernando Lyra (CCFV), levou música e encenação teatral para a plateia do 20° Festival de Esquetes e Teatro Infantil de Caruaru (FESTIC). A apresentação aconteceu na tarde de ontem, dia nove de outubro, no Teatro João Lyra Filho, que está sediando o festival entre oito e 14 deste mês.
A encenação foi resultado das oficinas de teatro e arte circense ministradas no CCFV. No total, 40 crianças e adolescentes subiram ao palco para apresentar um musical produzido a partir de uma livre adaptação do texto “Os Saltimbancos”, uma fábula musical traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Hollanda, no final de 1976, da peça teatral de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, que por sua vez, fizeram a primeira adaptação do conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm.
A peça traz personagens bem definidos, tendo a Galinha como representante da classe operária, o Jumento como o trabalhador do campo, o Cachorro, os militares e a Gata, os artistas. O Barão, inimigo dos animais, seria a personificação da elite, ou dos “detentores do meio de produção” que narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos.
Nesta adaptação é utilizado como pano de fundo para a jornada dos quatro personagens principais, o circo e seu universo cheio de encantamento e magia. O musical traz a trilha sonora original e coreografias alegres e vívidas apresentada pelas crianças do CCFV. “É um resultado muito grandioso para nós, porque ele é fruto de atividades que perpassam um ano inteiro de construção. Quando nós acreditamos na educação social, nas nossas crianças, podemos mostrar para todos, frutos de cidadania. Isso é o que é mais importante para nós”, destacou o coordenador municipal do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Caruaru, Fábio Silva.
A produção envolveu mais 10 profissionais nos bastidores, entre educadores e oficineiros, com direção de William Smith e produção cultural de Rodrigo Martins, sob a coordenação geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Sobre o Festic
O Festival de Esquetes e Teatro Infantil de Caruaru (FESTIC) é um evento de realização anual da ASSARTIC – Associação dos Artistas de Caruaru, que até o ano de 2017, se apresentava com o nome de Festec – Festival Teatral de Esquetes de Caruaru. A partir de 2018 é que o evento passa a ser intitulado de Festival Teatral de Esquetes e Festival de Teatro Infantil de Caruaru (Festic). Nesta edição, a ação conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo, e irá acontecer entre os dias oito e 14 de outubro, no Teatro João Lyra Filho, com ingressos populares ao preço de R$ 10. As apresentações estão acontecendo em dois horários, das 10h e às 15h para as crianças e a partir das 19h30 para os adultos.
Axact

Tiago Coelho

Olá, Sou Criador do site rede anuncio, uma revista online de notícias de Pernambuco.

Post A Comment: