A programação do fim de semana recifense sairá de dentro da cartola do mágico, atravessará a corda bamba e colocará todo mundo para rir junto com o palhaço. Para celebrar a arte circense, estará em cartaz na cidade até o próximo domingo (30), a 9ª Mostra de Circo do Recife, com intensa e extensa programação gratuita nos espaços públicos da cidade. Mas o fim de semana reserva também outras surpresas e atrações fora do picadeiro. Vai ter concerto no Paço do Frevo, exposição de artes visuais chegando e se despedindo da cidade, na Galeria Janete Costa, no Museu Murillo La Greca e no MAMAM, além de muita natureza para ser celebrada, preservada e vivida. Só sendo malabarista para aproveitar tudo.
Já tem programação nesta sexta-feira (28). Às 12h, o Paço do Frevo oferece o concerto gratuito Freverve, uma parceria entre o museu, o Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste e o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, que apresentará o trabalho de músicos de diferentes países. Henrique Albino (sax/flauta) e Alex Santana (tuba) serão os representantes do Brasil. A Alemanha marca presença com o grupo Conexão Berlin, composto por Thomy Jordi (baixo), Tino Derado (piano), Matthias Trippner (bateria), Andreas Weiser (percussão) e Christian Magnusson (trompete/fliscorne). A apresentação contará também com a participação do multi-instrumentista francês Yves Guet. O acesso é gratuito.
Sexta também será dia de celebrar a universal e secular magia circense. Às 9h, já tem programação da 9ª Mostra de Circo do Recife acontecendo no mesmo Paço do Frevo, que recebe a Oficina de Contorção de Geórgia Bergamim (RJ). Tem ainda espetáculo no Compaz Eduardo Campos, às 10h, e, à noite, o Sítio Trindade recebe a cerimônia de homenagem a José Carlos da Silva, que carrega consigo uma multidão de personagens e habilidades de picadeiro. A programação encerra com apresentação do Disney Circo.
No sábado (29), às 16h, a primeira atração do picadeiro montado no Sítio Trindade será a trupe da Cia. Brincantes de Circo, que apresentará o espetáculo Cabaré. Entre 17h e 19h, não faltarão intervenções circenses com Carlos Vivero (CHI), Cristian Vargas (ARG), Suenne Sotero (PE) e Paulo Ygar (SP) no mesmo local. Às 19h, será a vez do espetáculo “O Circo Existe, Olhe pra ele” do American Circo (PE).
A programação da 9ª Mostra de Circo do Recife contará com um reforço de peso e de nariz vermelho no domingo (30): a trupe dos Doutores da Alegria. Às 8h30, eles promoverão o 5º Bobociclismo, no Parque da Jaqueira, de onde sairão em pedalada para celebrar os 15 anos de atividades no Recife e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria. Às 13h, haverá a abertura da mostra fotográfica Doutores da Alegria Recife – 15 anos, no grande picadeiro que vai virar a Avenida Rio Branco. Também no domingo, o público vai se deliciar com a feira gastronômica com comidas de circo (algodão doce, pipoca, maçã do amor) que vai aportar a tarde no mesmo local. Para saber a programação completa, acesse: www.recife.pe.gov.br.
Sem palhaçada nem malabarismo, a Galeria Janete Costa também oferecerá uma programação imperdível neste fim de semana: os últimos dias da mostra Danger, do artista francês Serge Huot. Ele apresenta, até domingo (30), um conjunto de obras que relacionam a prática do surf com questões ambientais urgentes. A galeria funciona das 14h às 20h, no sábado, e das 15h às 19h, no domingo. Contato: (81) 3355-9825.
Na Zona Norte do Recife, no museu Murillo La Greca, a mostra {Centro} o design do dia a dia, assinada por Arthur Braga, convida os recifenses a parar para contemplar as paisagens que o cotidiano se apressa em atravessar. A exposição conta com 31 fotos do centro comercial da cidade, feitas por Jão Vicente e Liêdo Maranhão em diferentes momentos históricos, além de 18 placas confeccionadas pelo letrista Carioca, que trabalha para os comerciantes do Centro, e os tamboretes de Quinha. Gratuita e aberta ao público, a mostra fica em cartaz até o dia 11 de outubro. Informações: (81) 3355-3129.
No Centro da cidade, no MAMAM, a novidade é a mostra gratuita Autopoese, do artista visual, cineasta, compositor, músico, ator e poeta Alexandre Dacosta. A exposição conta com vasto acervo, que transita, conceitualmente, entre o poema-objeto, a poesia gráfica e o vídeo. O museu, mantido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de CulturaCidade do Recife, funciona das 13h às 17h no sábado e no domingo. Informações: (81) 3355-6871.
Para quem quiser aproveitar o sábado em meio ao verde e curtir o clima da Mata Atlântica, a pedida é visitar o Jardim Botânico. Além de aproveitar as belezas do espaço, o público vai poder conferir a caminhada poética “Caminhos diversos” que, mesclando poesia e natureza, vai levar os participantes para um passeio especial pelos jardins e pela mata, estimulando o contato e a percepção do solo, folhas e sons que cercam esses espaços. Após a caminhada, os visitantes serão convidados, junto com os arte-educadores, a criar e recitar poemas a partir das experiências vividas no percurso. A atividade acontecerá às 10h. No domingo, o visitante ainda poderá participar de oficina de percussão corporal, caminhada ecológica aos jardins e diversas outras atrações. Aberto de terça a domingo, o Jardim Botânico funciona das 9h às 15h30, com entrada gratuita.
O Econúcleo Jaqueira também convida o visitante a deixar a preguiça e o estresse de lado e curtir o meio ambiente. No sábado, às 11h, terá uma trilha ambiental que percorrerá os caminhos do Parque da Jaqueira, introduzindo ao público as espécies de plantas que habitam o espaço. Logo em seguida, os participantes irão aprender a como cultivar e cuidar de plantas em casas na oficina de horta caseira. Já no domingo, o espaço sedia a oficina de produção de brinquedos de papel que vai utilizar jornais e materiais recicláveis para ensinar os pequenos a criar peças lúdicas. A ação ocorre às 11h. Para participar, basta chegar um pouco antes do início da atividade.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem