Durante esta quinta-feira (19) a Unidade de Saúde da Família do Distrito de Uruçu Mirim promoveu atendimentos especiais para os homens. A ação faz parte da Campanha “Sou Azul”, realizada pela Secretaria de Saúde, que tem dado uma atenção maior ao público masculino.

Foram realizados exames de glicose, aferição de pressão, consulta médica, atendimento odontológico, marcação para exames  e consultas urológicas e cardiológicas, corte de cabelo e palestra sobre câncer de próstata e cuidados com a saúde masculina.

No Brasil, os homens vivem em média 7 anos a menos que as mulheres, segundo dados da OMS. A explicação para essa situação pode estar na resistência dos homens em procurar o médico com frequência, para consultas e exames preventivos. Na USB de Uruçu Mirim, por exemplo, a cada quatro pessoas que buscam atendimento, três são mulheres e apenas um é homem.

O aposentado José Amaro Pontes conta que não cuida muito bem de sua saúde, mas que após as dicas que recebeu vai tirar um tempo para pensar mais em si.

“Sou desleixado com a saúde, corro de médico porque me sinto saudável. Mas hoje fiz uns exames, marquei outros e vou começar a fazer com frequência. Já estou com 67 anos e preciso parar com essa história de só procurar médico quando estou doente. Minha mulher insistiu para eu vir e fiquei impressionado com o que teve aqui, foi bom demais.” Falou.

Manoel Paulino da Silva relata sua experiência, e dá um alerta para os homens.

“Só foi quando descobri que sou diabético e tenho colesterol alto que comecei a me cuidar, agora tenho que vir toda semana ao posto, se antes eu tivesse me cuidado poderia ter evitado muita coisa. Essa ação é importante por isso, ela alerta os homens sobre a necessidade de se prevenir e de se cuidar.” Disse.

A procura pelos serviços hoje foi grande, superando até as expectativas dos profissionais que atuam no Projeto.

“Me impressionei, tanto pela quantidade de homens que veio aqui, quanto pelo interesse deles no assunto. Eles perguntaram, tiraram as dúvidas, pediram pela implementação de mais serviços e isso nos deixou muito felizes, vamos manter o projeto e buscar ampliar e alcançar um público ainda maior no próximo mês.


Axact

Tiago Coelho

Olá, Sou Criador do site rede anuncio, uma revista online de notícias de Pernambuco.

Post A Comment: