Talvez você esteja se perguntando: investir em Google AdWords dá resultado? Bom, o primeiro passo para gerar resultados você já deu. Mesmo em 2018, com essa ascensão tecnológica, ainda é raro ver pessoas que percebem a necessidade da publicidade e o quanto ela é fundamental para o sucesso do negócio. Então, se você se aventurou por investir em anúncios do Google é porque já sabe da importância do marketing digital e como ele pode fazer sua empresa crescer.
E em tempos de “crise” é essencial divulgar o seu produto ou serviço, pois o consumidor está mais receoso em gastar dinheiro devido à instabilidade do mercado. Afinal, se você não quer afundar sua empresa, você precisa despertar o interesse do seu público.
Então, parabéns pela iniciativa. Mas voltando a questão de “investir em AdWords dá resultados?”, a resposta é ndiyo. Espera aí, você não sabe o que significa ndiyo? É só pesquisar “o que é ndiyo” – ou clicar nesse link pra ir mais rápido https://bit.ly/2Lb5YuJ.
Quando eu disse para você pesquisar “o que é ndiyo”, onde você pensou em pesquisar? Se foi no Google, você pensou como mais de 98% dos brasileiros conectados à internet. Não há dados atuais divulgados, mas em 2013 eram feitas 450 milhões de pesquisas inéditas por dia. Ou seja, eliminando as pesquisas rotineiras – como “tabela do brasileirão, que foi a 2º pesquisa mais feita no Brasil em 2017 – quase meio bilhão de novos temas eram pesquisados. Isso em 2013 já era muita coisa, imagina 5 anos depois, principalmente quando comparamos com o número de pessoas que estão conectadas à internet em todo o mundo, que são mais de 4 bilhões.
Leia também: Face Ads: qual a diferença entre gerenciador de negócios e de anúncios?

Google, o “dono” da internet

Mas o Google não é só um buscador. YouTube, Chrome, Gmail, G+, Maps, Play Store, Hangouts, Tradutor, Play Música, Sistema Android para Smartphones, Waze e mais uma vasta série de outros serviços também pertencem à empresa.
Não tem como fugir, o Google é realmente muita coisa e, no mínimo, você deve estar conectado a pelo menos um dos produtos do Google. Todos que estão na internet são impactados pelo Google, o que o tornou a principal plataforma para anúncios na atualidade.
Então, se você usar as ferramentas do Google de forma correta e atingir o seu público-alvo com efetividade, você poderá ficar tranquilo e só administrar e mensurar os resultados. Mas como em qualquer situação da vida, para algo dar certo é preciso fazer com maestria. Se você não está colhendo os resultados dos seus anúncios no Google, é porque você deve estar fazendo algo errado.

Os 4 erros mais comuns em anúncios do Google Adwords

Mesmo tendo possibilidades de uso bem complexas, o AdWords é uma ferramenta intuitiva, permitindo que mesmo iniciantes criem campanhas e coloque-as no ar. E, muitas vezes, esse é o problema. Permitindo que pessoas sem muita experiência manuseiem a ferramenta faz com que vários erros passem despercebido, jogando todo seu investimento (dinheiro) no lixo. Confira 4 erros bem comuns que impedem o resultado dos seus anúncios:
  1. Direcionar o usuário para a home ao invés de uma landing page

home – a página inicial do site – funciona como um ponto central do seu site, apresentando tudo o que o usuário encontrará nele. Então, as informações contidas nessa página costumam ser introdutórias, convidando o usuário a acessar uma página interna com um conteúdo mais completo. E como os anúncios são direcionados para uma oferta específica, não faz o mínimo sentido levar o usuário para a home e fazê-lo procurar pelo conteúdo desejável em seu site.
Ao direcionar o usuário a uma página específica relacionada a oferta anunciada, a taxa de conversão do anúncio tende a subir. Essas páginas são conhecidas como landing pages (entenda a importância da landing page para seu site).
Outro ponto positivo em usar landing pages alinhadas com os anúncios é a influência positiva no Quality Score, que é o atributo que o Google AdWords usa para avaliar a qualidade do anúncio, o que gera benefícios para os bons anunciantes.
  1. Escolher mal as palavras-chaves

As palavras-chaves usadas no seu anúncio devem ter relação direta com a oferta, serem claras e diretas e ter um bom volume de pesquisas. Mas é bem comum encontrarmos anúncios que vão totalmente para a outra direção. Anúncios que usam palavras-chaves que não representam a oferta ou que são ambíguas.  
Palavras-chaves e textos de anúncio (em especial o título) parecidas contribuem para o aumento na taxa de cliques. Ferramentas como o SEMrush e o Google Trands ajudam, e muito, a identificar as palavras-chaves mais relevantes para o seu anúncio.
Confira mais dicas sobre palavras-chaves clicando aqui!
  1. Anunciar no canal errado

Um dos melhores benefícios do Google é a amplitude de locais para anunciar (Google, YouTube, Google Shopping, e por aí vai…). Você tem o poder de escolher qual local quer anunciar – rede de pesquisa e/ou rede de display. Mas lembre-se que se existem vários locais é porque cada um gera um resultado diferente.
Então, se o seu anúncio não está gerando resultado, talvez você esteja anunciando no canal errado. Por isso, é importante conhecer bem sua persona e também identificar qual é o tipo do seu anúncio. Cada produto funciona melhor em um tipo de canal.  
  1. Não fazer testes

E para saber qual o melhor canal para o seu anúncio você precisa fazer testes. E não é só o local do anúncio que deve ser testado, as palavras-chaves também. Lembre-se, o senso comum não é uma certeza de resultado. Identifique, através de testes, o que funciona para o seu anúncio e negócio. Quais palavras-chaves trouxeram mais resultado, quais locais canais tiveram maior conversão, quais os melhores horários, quais as melhores regiões, entre outros refinamentos.
Enfim, teste as múltiplas opções que o AdWords fornece e identifique qual te trará mais resultados. Uma outra ferramenta que você deve usar para acompanhar a efetividade dos testes é o Google Analytics, que deixa mais fácil e claro os resultados.
Se mesmo corrigindo esses erros você não obter bons resultados, não desista. Como falamos, esses são os 4 principais, mas não os únicos erros. Há diversas outras coisas que podem interferir no resultado da sua campanha, como uma segmentação geográfica errada, fazer uma propaganda enganosa ou que faça apologia ao uso de drogas e violência, a URL de destino estar errada, códigos de conversão e remarketing não configurados e uma série de outros fatores.
Anunciar pelo Google Adwords é fazer publicidade quase que certeira. Para que você gere resultados, você só precisa trabalhar da forma mais correta possível. Mas como você percebeu, essa é uma ferramenta bem complexa. Por isso, há no mercado profissionais especializados em trabalhar com anúncios de AdWords.

Somos especializados em Marketing Digital

A Mercado Binário é uma agência verdadeira, que se preocupa em levar resultados para todos os clientes. Para isso, nós envolvemos a seriedade e o foco em melhorias que superem a expectativa dos nossos parceiros. Principalmente, ao apresentarmos e desenvolvermos as melhores estratégias de marketing digital para cada um.
Com muito esforço e dedicação, nós trabalhamos com o propósito de manter a qualidade em todos os serviços e garantir mais vendas aos clientes. Assim, a MB mantém a confiança e defende que a comunicação e o marketing digital são essenciais para qualquer produto ou serviço.
Axact

Tiago Coelho

Olá, Sou Criador do site rede anuncio, uma revista online de notícias de Pernambuco.

Post A Comment: